Geração de energia Fotovoltaica

Entenda como funciona a micro geração de energia que pode ser instalada em seu imóvel.

O que é?

É um sistema que possui módulos solares (paineis) fabricados especialmente para serem capazes de transformar a luz solar que incide sobre eles em energia elétrica..

Qual norma ou legislação regula?

A Lei nº 9.427/1996 instituiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e lhe atribuiu a competência para implementar as políticas e diretrizes para a exploração da energia elétrica.
Desde a Resolução Normativa ANEEL nº482/2012 o consumidor pode ter sua própria geração elétrica a partir de fontes renováveis, que é o caso da geração fotovoltaica.
Para os consumidores da CEMIG, os requisitos para conexão estão definidos nas ND's 5.30 e 5.31 que especificam, respectivamente, o acesso de baixa e de média tensão. Todo o sistema possui regulamentação pelos órgãos competentes e a instalação é observada pela NBR5410 da ABNT.

Como funciona?

Os módulos solares são os responsáveis por gerar energia elétrica ao receberem incidência de luz solar.

A energia é gerada a partir dos primeiros raios solares.

A geração ocorre mesmo que o dia esteja nublado.

A energia gerada nos módulos passam pelo Inversor que irá transformá-la em equivalente a da rede de energia utilizada normalmente no imóvel. Após esta conversão a energia é distribuída na sua rede interna.

Durante a geração, caso esteja usando algum equipamento, este será alimentado pela energia gerada pelo sistema. Somente será usada energia da rede caso o consumo seja acima do que está sendo gerado.

A energia gerada que não foi imediatamente consumida será enviada para distribuição na rede de energia eletrica.

Toda energia que gerou e que fora enviada para uso na rede será registrada pelo medidor bidirecional. Esta energia será transformada em créditos, que serão usados nos meses em que o consumo foi maior do que a geração, ou em outro local conforme a indicação e normas da concessionária.

O que preciso para instalar?

Será necessário cumprir as exigencias normativas para o sistema seja instalado. Como é necessário análise de cada caso para verificar o que já atende, o ideal é entrar em contato conosco para fazermos a análise do que será necessário. Mas não precisa se preocupar com os detalhes e documentações, estamos aptos a realizar todos os procedimentos necessários, incluse a apresentação de toda a documentação junto a concessionária de energia.

Contate-nos para maiores detalhes. Cada minuto que passa você está deixando de gerar sua própria energia.

nossos contatos

Teremos grande prazer em atendê-lo

Telefone

 (31) 3077-7003
 (31) 3432-7040
Segunda a Sexta-feira das 09:00 as 18:00 h

Email

 fantini@engenhariafantini.com.br